A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Saúde, realizará busca ativa de manicures e grupos de risco de hepatites virais nos dias 20 e 21 de julho. A iniciativa visa combater e prevenir a doença.
Os profissionais da Saúde vão passar de casa em casa e também em pontos específicos do município para orientar as pessoas do grupo de risco sobre a hepatite e a importância de realizar o teste rápido disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para detectar a doença.
Hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, pelo uso de álcool, drogas ou remédios, além de doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Existem cinco tipos: A, B, C, D e E, que devem ser tratados de forma específica, dependendo de qual tipo de vírus for diagnosticado.