A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis realizou, no dia 03 de abril, no Paço Municipal, uma reunião para expor as ações e conquistas realizadas, juntamente com os secretários, em prol dos munícipes nesses primeiros 90 dias da gestão 2017/2020. A apresentação foi feita na presença de toda a equipe da prefeitura.
A administração completa 100 dias no dia 10 de abril e as mudanças e melhorias concretizadas foram em todos os setores: saúde, educação, infraestrutura, agricultura, turismo e na parte de assistência social.
Além disso, o FSS (Fundo Social de Solidariedade) está sendo retomado com o planejamento de ações, convênios e parcerias e já vem prestando apoio em vários setores e segmentos da sociedade.
Dentre as principais realizações de cada secretaria, estão:
Secretaria de Infraestrutura
Reorganização da coleta de lixo urbano; consertos de equipamentos e providências de ferramentas para execução dos trabalhos; planejamento de medidas preventivas e emergências para atender as demandas das enchentes, pontes caídas e estradas desbarrancadas pelas fortes chuvas; a prefeitura prestando “socorro” e dando atenção aos munícipes, além de visitas periódicas nas estradas para averiguação das emergências durante o período de chuvas e de um planejamento mais eficiente na demanda dos serviços nas estradas; limpeza e manutenção dos estabelecimentos de ensino; roçadas e limpeza nas praças públicas e áreas verdes; entre outras.
Secretaria de Educação e Cultura
Pinturas da Creche Municipal Joana Conceição Cardoso Costa e da EMEF Emília Ximenes Capozzoli; instalação de ripas de proteção nas classes da EMEI Djany Romilda Tucci Izzo; reorganização do transporte escolar que era feito por uma empresa de Mairiporã e agora passou a ser feito por Joanópolis, o que resultou numa economia de, aproximadamente, sete mil reais por mês; solicitação de criação de vaga para creche, obtenção de recurso para retomar a obra da creche escola que estava parada; entrega da cobertura da quadra da EMEF Emília devido a uma liberação de parcela junto ao FNDE em Brasília; entre outras.
Secretaria de Turismo e Eventos
COMTUR: adequando à lei, conforme sugestão do Estado para maior representatividade e ações deste conselho; “CARNAVAL PARA TODOS”: concluindo a programação e organização do carnaval 2017, de modo a preservar a cultura de uma das festas mais esperadas pelo povo; readequação do calendário anual de eventos em consonância com o COMTUR; acompanhamento dos trabalhos do Plano Diretor de Turismo; eventos periódicos diversificados em resgate as muitas tradições do município, a exemplo da Caravana da Viola que já teve sua 2ª edição e da Cavalgada Solidária; preparativos e debates para as melhorias na festa mais esperada da cidade e pelos turistas: a festa de São João; entre outras.
Secretaria de Saúde
Retorno do atendimento pediátrico que estava previsto em contrato, mas não sendo realizado; tomada de medidas para evitar doenças contraídas em época de enchentes; reuniões e grupos de orientação e apoio a gestantes; mutirão para realização de determinados exames gratuitos nos postos de saúde do município; entrega de farmácia do posto de saúde ESF; maior agilidade e atendimento na marcação de consultas; entre outras.
Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento
Antes a demanda da Gestão Ambiental e Assistência Técnica Rural eram de responsabilidade apenas da engenheira agrônoma, hoje, está efetivado um gestor ambiental, incluindo a Arborização Urbana; o novo gestor ambiental fez um levantamento junto a CETESB para ver a situação do aterro sanitário e evitar a aplicação de multa ao município. Foi tomada providência imediata para fazer acordo a adequar o manejo do aterro sanitário; busca de apoio junto ao SEBRAE para regularizar a Associação Joanopolense de Produtores e Processadores Orgânicos (AJOAN); galpão agrícola sendo construído com uma verba do Ministério do Desenvolvimento Agrário, no bairro dos Pires, destinado ao apoio à produção rural orgânica do município; conquista da participação dos produtores orgânicos joanopolenses no CEASA-Campinas; entre outras.
Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Solicitou reunião com a DRADS de Campinas para melhor sanar as dificuldades encontradas;envio de ofício à Promotoria com motivos justificáveis para fechamento do abrigo;reorganizando os conselhos: CMAS, CMDCA e CMI; contratação de instrutores para as oficinas do CRAS;planejamentode novas ações para atender as necessidades das famílias da Beira Rio;abordagens com os alcoólatras da Praça Central (disponibilizando carro e clínica para tratamento a qualquer hora); entre outras.
Fundo Social de Solidariedade
Ações efetivas para retomada de contato e convênio com o governo estadual (FUSSESP); visitas às ONG’s e entidades para apontamentos das necessidades, planejamento e ações; planejamento anual com as devidas campanhas nas épocas certas; contatos e parcerias para a promoção dos eventos e capacitação de pessoas em condições de desemprego, além de apoio para buscar novas oportunidades; entre outras.