06 OUT 2021
Mutirão de Papanicolau e Solicitação de Mamografia
🎀 A Secretaria Municipal de Saúde informa: ocorrerá um mutirão de papanicolau e solicitação de mamografia dia 23 de Outubro de 2021 das 08h00 às 12h00. 🎀
Será realizado nas duas unidades de saúde (UBS Dr Marcelo Eduardo Pinheiro e ESF Maria Claudete da Costa). Para o agendamento da coleta é necessário ligar no número 4888-9208. No dia do exame, compareça a sua unidade de saúde de referência:
• Portando documento com foto e cartão do SUS;
• Portando máscara;
• Não ter relações sexuais nos 3 dias que antecedem o exame;
• Não utilizar nenhum creme vaginal;
• Não realizar higiene íntima com ducha;
• Não estar menstruada;
O papanicolau é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas e assim reduza a mortalidade por câncer do colo do útero.
✅ Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo?
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.
O atendimento será realizado cumprindo todas as normas afim de evitar o contágio da COVID-19, respeitando os protocolos de distanciamento social e uso de álcool gel.