Na tarde desta sexta-feira, 10 de janeiro, ocorreu a solenidade de posse dos novos conselheiros tutelares da Estância Turística de Joanópolis. Logo após a solenidade de posse dos conselheiros, aconteceu a primeira reunião de planejamento com o presidente do CMDCA, Odécio Carlos Vicente, o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Fernando Zambotti, e os recém empossados.
Cabe ressaltar, que em outubro de 2019, através de indicação do deputado federal, Marcelo Squassoni, ao Ministério dos Direitos Humanos, Joanópolis foi contemplada com o Kit Conselho Tutelar, composto por um veículo modelo Aircross da Citroen, além de eletrodomésticos, equipamentos de informática, entre outros, os quais serão de grande importância para o desenvolvimento das atividades do conselho tutelar junto à população joanopolense.
Os membros foram escolhidos através de uma eleição ocorrida em outubro de 2019, por meio do Processo de Escolha Unificado. Concorreram ao cargo 24 candidatos, sendo eleitos os 5 mais votados.
Os candidatos eleitos em Joanópolis e que foram empossados na ocasião são: Conceição Aparecida de Oliveira, Fernando Celso Lafraya Hilário, Franciele Melo da Cunha, Marcilene de Souza Godoy e Persia Rafaela Vieira Messias.
Os conselheiros são responsáveis por zelar pela proteção de crianças e adolescentes do município. Durante o período de campanha foi ofertado aos candidatos um curso de capacitação, no qual foram abordados temas de relevância como convivência familiar e comunitária; diálogo com o Conselho Tutelar, como o Conselho Tutelar trabalha no cotidiano; atribuições do Conselho Tutelar e habilidades do conselheiro tutelar.
Foram meses de trabalho do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Comissão Eleitoral nomeada para a execução do processo eleitoral, através da Secretaria Municipal de Assistência Social estará Cidadania. Os conselheiros eleitos terão mandato de 4 anos – 2020/2024.