Evento discutiu o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”
A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Assistência Social e Cidadania – CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), realizou, na última sexta-feira (19), na Casa da Cultura, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O evento teve como objetivo mobilizar a população para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.
Cerca de 130 crianças, adolescentes, visitantes de vários segmentos da sociedade, funcionários públicos e autoridades dos poderes Executivo e Legislativo participaram da conferência, devidamente credenciados, que teve como tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.
A Banda Musical Municipal de Joanópolis, do Fundo Social de Solidariedade (FSS), e o Grupo Conquista Companhia de Arte, da Igreja Conquista, abriram o evento com as apresentações artísticas. Em seguida, foi realizada a leitura do regimento interno da conferência, aprovado por aclamação pela plenária.
O assistente social e sociólogo especializado em política de atenção à criança e adolescente, Marcílio Expedito de Carvalho, ministrou uma palestra na qual abordou o histórico do país em relação ao tratamento dirigido à criança e ao adolescente, evolução legislativa, mudança de paradigma, entre outros tópicos.
Mais tarde, houve a formação de grupos por eixos para discussão e levantamento de propostas. A conferência debateu cinco eixos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social (eixo I), Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes (eixo II), Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes (eixo III), Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes (eixo IV) e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes (eixo V).
Para cada eixo, os grupos elaboraram três propostas que foram apresentadas à plenária e votadas. Ao final, houve a eleição dos delegados adultos e representantes dos adolescentes e crianças de Joanópolis que participarão da etapa Regional, e apresentação e votação de moções de Congratulações e Aplausos aos projetos Santo Antônio e Acolher.
Foram eleitos para representar os adolescentes Matheus Felipe Gonçalves de Souza (titular) e Eshilei Correia de Morais (suplente), e para representar as crianças Lídia Melhorança Zambotti (titular) e Dafne Iara Civitanova Sales (suplente). Já os delegados adultos foram eleitos por categorias: Maria de Fátima Almeida e Fernando Zambotti (CMDCA), Delaine de Jesus e Marcilene Godoi (Conselho Tutelar), Daniele Nassif e Maria Isabel Suthoff (Rede de Atendimento), e Maarai Bonilha (Sociedade Civil).