A ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), que está elaborando o PDT (Plano Diretor de Turismo), realizou uma reunião com a comissão responsável por acompanhar e fiscalizar o plano, na última segunda-feira (05), no Paço Municipal.
A ABET deu continuidade à apresentação e explicação das fases do PDT. Desta vez, a ênfase foi nas questões-chave e na distribuição da Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência). O objetivo da Matriz é priorizar ações de forma racional, levando em consideração a gravidade, a urgência e a tendência de um fenômeno, permitindo escolher a tomada de ação menos prejudicial.
Foi distribuída uma Matriz para cada membro da comissão, que deveria classificar as questões-chave, conforme eram apresentadas, com nota de 1 a 5, sendo 1 para o que acreditar ser sem gravidade em relação à intensidade do prejuízo decorrente de uma ação, ter longuíssimo prazo para a solução de um problema e tendência de um problema desaparecer com o decorrer do tempo.
Após o preenchimento, a empresa falou da necessidade de se criar um Sistema de Informações Turísticas Municipal para facilitar as escolhas do turista, oferecendo agilidade e interatividade, além de auxiliar também na gestão da informação turística.
Em seguida, foi apresentado o SIMTUR (Sistema Municipal de Turismo), que vai a gerir política municipal de turismo. Dentro dele, há a composição feita com os órgãos de turismo e as competências de cada um. A comissão avaliou e opinou sobre o que achou necessário.
A reunião foi encerrada com a discussão de medidas que possam beneficiar a Cachoeira dos Pretos, pensando no bem-estar da população, do turista que vai freqüentá-la e do meio ambiente.