Os dois encontros aconteceram na última segunda-feira (15), mas com discussão de pautas diferentes
A ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), que está elaborando o PDT (Plano Diretor de Turismo), realizou uma reunião com a comissão responsável por acompanhar e fiscalizar o plano, na última segunda-feira (15), no Paço Municipal. Em seguida, ocorreu a reunião ordinária do mês de maio do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) no mesmo local.
Reunião da ABET
O responsável técnico da empresa, Dener Fonseca, deu continuidade a apresentação e explicação das fases do PDT. Na reunião passada, falou-se sobre o Inventário da Oferta Turística, desta vez, foi sobre a Pesquisa de Demanda – Perfil do Turista e sobre Diagnóstico – Questões-chave.
Dener apresentou à comissão obstáculos levantados, após análise da empresa, que dificultam o avanço sustentável da atividade turística do município. Após a exposição, foram dadas possíveis soluções e caminhos a seguir para resolver os problemas. Ao final, a comissão avaliou e opinou sobre as questões.
A ABET e a comissão marcaram a próxima reunião para o dia 05 de junho, às 19h, no Paço Municipal. O intuito vai ser validar o Prognóstico – Visão de Futuro do município, próxima etapa do PDT.
Reunião ordinária do COMTUR
O COMTUR se reuniu para tratar de questões que também envolvem o andamento do Plano Diretor de Turismo e de outros assuntos turísticos do município.
A presidente do órgão, Heloísa Collins, conduziu a reunião e levantou dois assuntos: a importância da participação de Joanópolis no 2º Fórum de Turismo de Atibaia e Região, no dia 12 de maio, em Atibaia, e os benefícios da aprendizagem no curso Senac – Aprecesp de Desenvolvimento Estratégico do Turismo 2017, realizado uma vez ao mês também em Atibaia.
O grupo debateu sobre a construção do mapa turístico do município e a campanha visual com a criação dos três tipos de adesivos, em linguagem coloquial, representando Joanópolis: “BORA PRA JOA”, “TE VEJO EM JOA” e “EU AMO JOA”. Os adesivos têm o intuito de despertar a curiosidade dos turistas em conhecer a cidade.
Finalizando o encontro, foi agendada uma reunião extraordinária para o dia 12 de junho, às 19h, para realizar a análise e o preenchimento de um Canvas, distribuído no curso. O Canvas é uma ferramenta de gestão, um mapa visual que apresenta uma estrutura fixa a ser preenchida visando planejamento e reflexão. Neste caso, é voltado ao turismo da cidade.