Festival une arte, tradição e cultura em três dias de programação especial na Capital do Lobisomem
A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da
Secretaria de Desenvolvimento Turístico, Econômico, Esportes, Cultura e Lazer, convida toda a população e visitantes a participarem do
1º Festival da Lua Cheia, que acontece nos dias
7, 8 e 9 de novembro, no
Clube Recreativo 17 de Agosto.
O festival celebra as histórias contadas de geração em geração, o folclore e a cultura tradicional, mas em especial em Joanópolis, o festival traz o Lobisomem, figura mítica que transformou a cidade em sua capital. Por aqui, celebramos esse personagem no artesanato, nas canções, histórias, na arte, gastronomia e no imaginário popular.
O evento contará com apresentações artísticas e culturais, praça de alimentação e exposição de produtos, arte e artesanato.
Confira a programação:
07/11
19h - Exibição dos Documentários - Bento Bem Dito e Tenho Medo Não
20h - Largada do Treinão da Lua Cheia
20h - Apresentação Cultural - Brasil do Interior: Matutos somos todos nós!
21h - Apresentação Cultural - Viola e Versos, com Gustavo Maioli
08/11
13h - Oficina - Teatro de Sombras, com Sérgio Serrano
14h30 - Apresentação Cultural - Caiapó e a Pajelança
15h - Contação de Causos - A origem do Lobisomem de Joanópolis, com Valter Cassalho
16h - Roda Literária - Bento Pinheiro, o homem que fez o Lobisomem correr, com Helena Pinheiro e João Pedro
17h - Contação de Causos - Bento Pinheiro
17h30 - Apresentação Cultural - Banda Musical Municipal de Joanópolis especial da Lua Cheia
18h30 - Contação de Causos - Nanda Mello e Fernando Barbosa
20h - Apresentação Cultural - Canções ao Luar: Voz e Emoção na Mantiqueira, com William Delmondes
21h - Apresentação Cultural - Helena Badari sob a Lua
09/11
13h - Oficina - Criação de Histórias Folclóricas, com Giu Nascimento
14h - Oficina - A Lua Cheia e seus encantos, com Silvio Alvarez
15h30 - Contação de Causos - O Lobisomem como personagem em Joanópolis, com Marcos Bueno
16h - Roda Literária - Contos da Capital do Lobisomem, com Ronaldo Leme
17h - Oficina - Catira da Terra, com Valdeci Bueno
18h30 - Apresentação Cultural - Netos da Tradição
20h - Apresentação Cultural - Herança Sertaneja
SAIBA MAIS SOBRE A EXIBIÇÃO DOS DOCUMENTÁRIOS
07/11 - 19h
Exibição dos Documentários - Bento Bem Dito e Tenho Medo Não
Bento Bem Dito
Um documentário de Leonil Júnior, sobre a vida de Bento Pinheiro e de sua família, nascida e criada na zona rural de Joanópolis. Entre rezas, cavalgadas, romarias e causos, o filme percorre as dores e delícias de ser quem se é, revelando o orgulho de ser caipira e a força de manter vivas as tradições do campo.
Tenho Medo Não - Histórias de Lobisomem
Vídeo do projeto Encontro Bão, do Coletivo Di Péis, que conversaram com Bento Pinheiro e Dona Aurora. Ambos contaram as histórias que presenciaram e que já ouviram falar da redondeza, inclusive quando o próprio lobisomem bateu em sua porta para pegar a filha que tinha nascido.
SAIBA MAIS SOBRE AS OFICINAS
08/11 - 13h
Oficina - Teatro de Sombras, com Sérgio Serrano
O objetivo desta oficina é compartilhar com crianças e adultos uma forma simples e divertida de se contar uma história. Nesta vivência, fazemos uma brincadeira a partir de uma música popular, criando uma pequena cena com teatro de sombras, onde os participantes terão oportunidade de criar o próprio personagem a partir de figuras do folclore local. A técnica utilizada – inspirada nas sombras chinesas – requer materiais básicos e é de fácil confecção, possibilitando a participação de crianças acompanhadas de adultos.
09/11 - 13h
Oficina - Criação de Histórias Folclóricas, com Giu Nascimento
Uma atividade de escrita criativa voltada à valorização da cultura e das narrativas populares de Joanópolis. A proposta convida o público a mergulhar no imaginário local — suas lendas, personagens, tradições e paisagens — como ponto de partida para a criação de contos originais inspirados no folclore da região. Os participantes terão contato com fundamentos teóricos sobre folclore, literatura fantástica e escrita criativa, além de exemplos de como mitos e lendas podem ser reinterpretados na literatura contemporânea. Na parte prática: uma vivência de escrita em que cada participante será convidado a desenvolver seu próprio conto curto, conectando elementos do imaginário popular de Joanópolis com temas pessoais e atuais.
09/11 - 14h
Oficina - A Lua Cheia e seus encantos, com Silvio Alvarez
A oficina inicia com uma sensibilização trazendo histórias, lendas e mitos de todos os tempos a respeito da lua cheia, seus saberes e memórias. É apresentado o básico da técnica de colagem: recorte, colagem e acabamento. Com texturas pré-selecionadas, os participantes irão produzir uma colagem com recortes de revistas sobre papel cartão 15 x 15cm, tendo como tema a lua cheia e seus encantos. Ao término os participantes realizam o acabamento em seus trabalhos para que tenham maior durabilidade.
09/11 - 17h
Oficina - Catira da Terra, com Valdeci Bueno
Uma vivência que pulsa no compasso da viola, das palmas e do sapateado, conduzida pelo Mestre Valdeci Bueno, referência da cultura popular com mais de 28 anos de experiência na Catira. Na oficina, os participantes aprenderão os passos básicos, o batido das palmas e o ritmo da Catira, compreendendo seu valor cultural, sua origem e seu papel nas festas do interior. O encontro será interativo, unindo prática e narrativa, com acompanhamento musical e explicações sobre o simbolismo da dança.
SAIBA MAIS SOBRE AS RODAS LITERÁRIAS
08/11 - 16h
Roda Literária - Bento Pinheiro, o homem que fez o Lobisomem correr, com Helena Pinheiro e João Pedro
Propõe a realização de uma roda de memória e bate papo em torno do livro que resgata a história de Bento Pinheiro e a lenda do lobisomem, mesclando contos folclóricos e memórias familiares ricas em fotografias e relatos com o autor João Pedro Pinheiro Marques e a editora Helena Pinheiro.
09/11 - 16h
Roda Literária - Contos da Capital do Lobisomem, com Ronaldo Leme
Roda de conversa para apresentação/lançamento da obra Contos da Capital do Lobisomem. Obra focado nos nossos mitos, lendas. Com cinco histórias autorais, ambientadas em Joanópolis, explorando suas belezas naturais e as características unidas da sua zona urbana. A atividade se dará em forma de “roda de conversa”, onde será apresentado o tema do “medo e horror” na literatura, incluindo leitura de trechos da obra. Por fim, um será estipulado e mediado um “bate-papo interativo sobre o tema”.
SAIBA MAIS SOBRE AS CONTAÇÕES DE CAUSOS
08/11 - 15h
Contação de Causos - A origem do Lobisomem de Joanópolis, com Valter Cassalho
A atividade convida o público a uma imersão nas tradições orais e no imaginário popular da cidade. Por meio de narrativas que entrelaçam fatos históricos, memórias de antigos moradores e elementos míticos, Cassalho revela como as lendas de lobisomens se consolidaram como símbolo da identidade joanopolense. Com sua abordagem envolvente, o historiador apresenta curiosidades, registros e reflexões sobre a força do folclore na formação cultural local, destacando o cruzamento entre o real e o lendário.
08/11 - 17h
Contação de Causos - Bento Pinheiro
A atividade, conduzida por Bento Pinheiro, contador de histórias, convida o público a mergulhar no universo do lobisomem e nas tradições do folclore brasileiro, valorizando o patrimônio imaterial local e os mestres da oralidade. O encontro busca despertar o interesse pelas lendas regionais e promover um momento de imersão cultural e troca entre gerações.
08/11 - 18h30
Contação de Causos - Nanda Mello e Fernando Barbosa
A contação de causos com Nanda Mello, traz relatos sensíveis e envolventes que transformam lembranças em narrativas cheias de emoção, reflexão e identidade. Com uma linguagem próxima e cativante, Nanda compartilha vivências que celebram o valor da cultura caipira e seu universo de tradições, afetos e memórias coletivas.
A contação de causos com Fernando Barbosa convida o público a embarcar em uma viagem pelas histórias antigas de Joanópolis, repletas de mitos, lendas e mistérios que marcaram a memória da cidade. Com seu jeito envolvente e cheio de carisma, Fernando revive narrativas tradicionais que preservam o imaginário popular e fortalecem o vínculo entre a identidade local e o folclore joanopolense.
09/11 - 15h30
Contação de Causos - O Lobisomem como personagem em Joanópolis, com Marcos Bueno
A contação de causos apresenta uma visão única sobre a lenda que marca a identidade da cidade. Artesão e criador do primeiro desenho do lobisomem de Joanópolis, Marcos compartilha histórias e curiosidades sobre como o personagem ganhou um rosto mais amigável e simbólico, tornando-se parte do imaginário e do afeto popular. A atividade une arte, memória e tradição, revelando o lado humano por trás do mito.
SAIBA MAIS SOBRE AS APRESENTAÇÕES CULTURAIS
07/11 - 20h
Brasil do Interior: Matutos somos todos nós!
Apresentação musical da Orquestra de Viola Caipira, propõe fortalecimento da cultura musical da qual é pertencente a cidade de Joanópolis.
07/11 - 21h
Viola e Versos, com Gustavo Maioli
Apresentação musical sertaneja, que celebra as belezas e histórias da Mantiqueira sob o brilho da lua. O espetáculo traz uma viagem sonora por entre clássicos sertanejos, releituras de compositores de Joanópolis e canções autorais, que unem emoção, poesia e identidade regional.
08/11 - 14h30 -
Caiapó e a Pajelança
Grupo Caiapó traz ao público uma performance que transcende o tempo e o espaço. Inspirado nos rituais ancestrais da pajelança, o espetáculo narra o ciclo sagrado de nascimento, morte e renascimento de um curumim, conduzindo o espectador por uma jornada simbólica de transformação e conexão espiritual.
08/11 - 20h
Canções ao Luar: Voz e Emoção na Mantiqueira, com William Delmondes
Uma apresentação intimista de voz e violão que celebra a MPB e o poder poético da noite e da lua. O repertório mescla clássicos de grandes nomes da MPB — como Djavan, Caetano Veloso, Elis Regina e Alceu Valença — com composições autorais que dialogam com o imaginário das montanhas e o mistério das lendas de Joanópolis.
08/11 - 21h
Helena Badari sob a Lua
Show acústico voz+violão, apresentando um repertório que mescla canções autorais e releituras de clássicos da música popular brasileira, bem como de nomes da nova cena contemporânea. A apresentação será em formato intimista, priorizando a conexão com o público e a atmosfera do Festival da Lua Cheia.
09/11 - 18h30
Netos da Tradição
João Brasílio e Fernanda Mello trazem uma apresentação de sertanejo raiz e autoral, celebrando a tradição e a conexão com a cidade.
09/11 - 20h
Herança Sertaneja
Além do repertório que contempla o sertanejo clássico, raiz e contemporâneo serão acrescidas músicas que dialoguem com o conteúdo do evento.
CONHEÇA OS EXPOSITORES
Os produtos que serão exibidos reúnem o melhor do artesanato, gastronomia e criatividade de Joanópolis e região, destacando-se pela inspiração no imaginário do Lobisomem e da Lua cheia. O público poderá apreciar e adquirir queijos de cabra artesanais, como o Queijinho do Lobisomem e o Lua do Bosque; biscoitos decorados temáticos, bolos e outras delícias regionais; livros, obras de arte inspiradas no folclore local; além de artesanatos em MDF, luminárias, chaveiros, plaquinhas decorativas, acessórios com cristais e peças de arte sacra. Também estarão presentes produtos de cuidados naturais e aromáticos, como sabonetes, velas e perfumes; crochês e papelaria artesanal com personagens do lobisomem.
Veja a lista de expositores:
Alto da Montanha
Aromaas com Estilo
Ateliê Silvio Alvarez
Art's da Mi
Capril do Bosque
Coletivo Dramáticos
Dorothy Calenti Franco
Ilumina Mundi Luminárias Artesanais
Lena Pinheiro
Lilian Greice Soeltl
Mércia Borges
Rede CoNéctar
Sl Art Laser
Vevis Cookies
Trancinhas Flor
Yamasaki Arte e Decor