12 ABR 2023

‼O momento é de atenção quanto a segurança e bem estar dos filhos e alunos! Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação, visando fortalecer ainda mais a segurança de nossas crianças e adolescentes, vem adotando medidas de segurança dentro do ambiente escolar, os quais já estamos divulgando, mas precisamos da contribuição dos Senhores Pais para maior eficiência. A fim de diminuir a disseminação de vídeos violentos que afetam o emocional de todos e o bom comportamento de nossas crianças e adolescentes e de mensagens que estimulam e incentivam a violência, solicitamos aos responsáveis:
✅Fiquem atentos aos vídeos que seus filhos(as) estão vendo e as trocas de mensagens com colegas e grupos de whatsapp;
✅Não permita que seus filhos(as) levem para a escola celulares, onde esse controle de supervisão fica bem mais restrito;
✅Verifiquem as mochilas de seus filhos(as) diariamente, antes de irem para escola e retire todo material cortante ou desnecessário para a aula;
✅Converse com seus filhos(as) diariamente, escute o que ele tem a dizer a respeito do momento que estamos passando, seus medos, angústias e desejos;
✅Procure a escola caso seus filhos(as) precisem de um apoio psicológico;
✅Incentive seus filhos(as) a perguntarem ou comunicarem aos Senhores, aos Professores ou Gestores Escolares qualquer dúvida ou suspeita que interfira na segurança deles.
Compartilhar em redes sociais ou grupos de Whatsapp notícias ou falas “disse me disse” não ajuda na segurança de seus filhos(as), apenas alimenta uma engrenagem tóxica a respeito de hipóteses de ataques.
Comuniquem a escola e/ou a polícia qualquer mensagem ou ação de ódio ou incentivo a violência escolar. Toda denúncia será apurada!
Reforço que a Secretaria Municipal de Educação esteve em reuniões com o Prefeito, Polícia Militar e Polícia Civil, e diversas medidas estão sendo feitas:
Todas as escolas municipais para uma ação mais efetiva, possuem câmeras de vigilância, diretamente conectadas na escola e na Secretaria de Educação;
Já reforçamos junto aos gestores escolares a necessidade de se manterem os portões fechados, com a entrada de visitantes somente após a devida identificação.
✅Estamos providenciando a abertura de um processo licitatório de forma emergencial para contratação de empresa de serviços de segurança nos portões das escolas.
✅Está sendo feito um reforço maior da segurança com apoio da Polícia Militar, que está realizando uma constante patrulha nas Escolas.
✅E nesta Quarta-feira (12 de Abril) foi realizada uma importante reunião com as Diretoras da rede Municipal de Ensino juntamente com a Polícia Civil e Polícia Militar para debatermos soluções para fortalecermos a segurança de nossas escolas.
A Escola é um lugar que ultrapassa o ensino-aprendizagem, é um lugar de convívio social, deve ser segura, onde crianças e adolescentes se sintam pertencidos e aceitos. Vamos juntos no combate a violência escolar!
Vídeo Vinculado
13/04/2023