Após o ato cívico, as autoridades estiveram presentes na igreja matriz, para ser celebrada a missa em comemoração aos 144 anos do Município de Joanópolis.
“No antigo bairro São João do Curralinho, fundado no ano de 1878 no então território pertencente ao município de Santo Antônio da Cachoeira, atual Piracaia, era hábito entre seus moradores reunir-se no dia 24 de junho, junto a um grande cruzeiro para festejarem São João Batista. Este grande cruzeiro, que anos mais tarde veio a tornar-se a nossa linda igreja da Matriz.
Neste mesmo ano de 1878 a festa ganhou sua primeira comissão e patrocinadores, com o objetivo de arrecadar fundos para erguer uma pequena Capela, que abrigaria os festejos nos anos seguintes. Entre eles estavam os Senhores Anselmo Gonçalves Caparica e a Senhora Ambrosina Pinto. O terreno onde fora construída a Capela , e toda praça ao seu redor foram ofertas (DOADAS) dos senhores Luiz Antônio Figueiredo e João José Batista Nogueira que seguiram o projeto urbanístico do Sr. Anselmo Caparica, elogiado até os dias de hoje pelas praças, ruas largas, avenidas e quarteirões geométricos. Marcando assim o nascimento do povoado de São João do Curralinho.
Assim que a capela ficou pronta, os moradores do povoado recorreram ao Bispo Diocesano, D. Lino Deodato de Carvalho, que fez a imediata nomeação do primeiro pároco Padre Fernandes Deroza e em 24 de Junho daquele ano, a nova Capela recebeu a imagem de São João Batista, adotado como padroeiro.
O povoado de São João do Curralinho foi elevado definitivamente à categoria Município em 17 de Agosto de 1895. Teve seu nome alterado para Joanópolis em 18 de Dezembro de 1917. Por último, no dia 23 de janeiro de 2001, o Município de Joanópolis foi elevado à categoria de Estância Turística"