03 MAI 2022
CULTURA, TURISMO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER
Professor e historiador Valter Cassalho realiza doação para acervo museológico de Joanópolis
No último dia 30 de abril esteve em visita ao Museu Municipal o professor e historiador do município de Joanópolis Valter Cassalho acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Turístico, Econômico, Esportes, Cultura e Lazer Daniel Aguiar Costa, ocasião que conversaram sobre o inicio da criação de uma acervo museológico e incentivo a doações de peças importantes para compor o mesmo. Cassalho sugeriu a Criação de um Museu Virtual com publicações de fotos de objetos e documentos de valor histórico bem como a criação do CENTRO DE MEMÓRIA MUNICIPAL JOANOPOLENSE no intuito de arrecadar, juntar e digitalizar fotografias, documentos e dados sobre nossa história, compondo assim exposições virtuais com maior acesso aos cidadãos e pesquisadores, bem como exposições dinâmicas do material físico e digital.
Foi entregue ao secretário o rascunho do livro de sua autoria: JOANÓPOLIS E AS MEMÓRIAS DE UM GIGANTE ADORMECIDO, que após décadas de pesquisa engloba a origem do bairro do Curralinho anterior a 1750 e a fundação de Joanópolis e seus desdobramentos para possível parceria com o Poder Público para edição do mesmo.
Valter Cassalho doou nesta ocasião para iniciar o acervo museológico entre outras peças o seguinte: Poltrona que pertenceu ao farmacêutico, médico e prefeito nos anos 1928/1930; 1942/1946, 1948/1950 dr. FELICIO FERNANDES NOGUEIRA; Maquete oratório em madeira feita por Jorge Honorato Montenegro por volta de 1912 da Igreja Matriz de São João Batista. Livro raro – MONOGRAFIA DO CAFÉ – História Cultura e Produção do ano 1879 pertencente a Biblioteca do Centro Curralinhense de 1911; O livro – CRUZES PAULISTAS de 1936 – biografia de todos os que tombaram na Revolução de 1932 pela glória de São Paulo; Livro fotocopiado da FUNDAÇÃO DA VILLA DE SÃO JOÃO DO CURRALINHO de 1902 escrito por Antonio Ferreira de Almeida; Livro ECOS DISTANTES - sobre a história de Joanópolis escrito por Terry G. Harris e mais de 30 exemplares da Revista O Cruzeiro da década de 50.
“Espero que com esta pequena doação e divulgação outras pessoas comecem ceder material para o museu bem como se estude a criação do Centro de Memória”, pontuou Cassalho.