07 ABR 2022
Orientações para evitar acidentes com cobras
🐍Encontrar animais indesejados nas residências é comum, principalmente em locais próximos a matas e terrenos abandonados. O problema é que alguns são venenosos e oferecem riscos à saúde. Ao se sentirem ameaçados, se defendem injetando uma substância tóxica na vítima.

Saiba o que fazer ao encontrar uma cobra em casa:

✅Evite colocar as mãos neles e só se aproxime para espantá-los, sem machucar;
✅Matá-los é proibido pelo Ibama;
✅Retire crianças e animais domésticos de perto para evitar acidentes;
✅Em caso de acidentes, como picadas em pessoas ou animais, procure com urgência o atendimento médico hospitalar;
✅Sempre use equipamento de segurança individual (EPI), como, bota cano longo, luvas de punho alongado e óculos de proteção;
✅Use sempre um bastão ou vara longa para manipular objetos ou mato, lixo que possam conter algo escondido por baixo, de modo a manter-se distante em caso de um ataque de cobras;
✅Mantenha seu quintal limpo e não acumule lixo, resto de materiais de construção ou quaisquer outros tipos;
✅Não estacione veículo próximo a mato, lagoa, lugar escuro ou úmido;
✅Use sempre calçado fechado e calças compridas. Se estiver em um local que é conhecido por ter cobras, use botas de cano alto ou perneiras para proteger a parte de baixo das pernas;
✅Preste muita atenção onde coloca as mãos quando for se apoiar para pegar impulso ou até mesmo na hora do descanso;
✅Nunca tente capturar a cobra, filme a cobra, dando um zoom, aproximando ao máximo, principalmente da cabeça para que se possa identificá-la, em caso de picada.

‼A vigilância sanitária não faz captura de cobra por ser um animal silvestre. Neste caso, a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros (193).

‼Em caso de denuncias de mato alto ou acumulo de entulhos procurar o setor de vigilância em saúde ou o setor de arrecadação da prefeitura para abrir um processo.
📞Maiores informações: (11) 4888-9206 ou (11) 9 7747-2394
4 d