Causa: a dengue é causada por um arbovírus (vírus transmitidos por artrópodes) que se apresenta em quatro tipos diferentes: den-1, den-2, den-3 e den-4. Atualmente os quatro sorotipos circulam no brasil intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente não atingidas ou alteração do sorotipo predominante.
Transmissão: o vírus é transmitido pela picada de mosquitos da espécie aedes que também são responsáveis pela transmissão da chikungunya, febre amarela e zika.
Sintomas: febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor, dores nas articulações, nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos, dor de cabeça, manchas avermelhadas ou náusea;
Tratamento: em caso de suspeita de dengue deve-se beber bastante líquidos e ir ao médico para confirmar a infecção. Não se deve tomar nenhum medicamento à base de ácido acetilsalicílico, como aspirina ou aas, porque podem provocar hemorragia.
Prevenção: para evitar e prevenir a dengue é muito importante virar todas as garrafas com a boca para baixo, colocar terra nos pratos das plantas ou manter o quintal sem poças de água parada, uma vez que estes são ótimos ambientes para o desenvolvimento de larvas do mosquito. Além disso, pode-se utilizar repelentes naturais para evitar a picada do mosquito da dengue.








