24 JAN 2022
Janeiro Roxo

➡A hanseníase é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae, conhecida antigamente como lepra, que acomete principalmente a pele e os nervos. Com evolução lenta, a manifestação dos sintomas pode levar em média de três a cinco anos após o contágio.

A transmissão acontece pelas gotículas respiratórias, como tosse, espirro e fala da pessoa contaminada sem tratamento. Já nas primeiras doses do tratamento, a doença não é mais transmitida.

Essa doença se manifesta na pele por manchas esbranquiçadas ou avermelhadas junto com a diminuição da sensibilidade. Essas manchas não doem, não coçam, não incomodam e evoluem lentamente, podendo deixar sequelas.

Por muitos anos, a hanseníase foi encarada com preconceito pela falta de informação de grande parte da população mundial. Atualmente, é possível conviver naturalmente com a doença seguindo o tratamento corretamente.

Caso apresente sintomas, compareça à unidade de saúde de referência para avaliação médica.