O grupo participou de uma reunião para tratar sobre questões turísticas e o planejamento do Expo Circuito Entre Serras e Águas
A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Turismo e Eventos, participou de uma reunião do Circuito Turístico Entre Serras e Águas, na manhã desta quarta-feira (02), na Casa da Cultura.
Representantes de 12 cidades localizadas no interior de São Paulo e mais o município de Guarulhos que compõem o Circuito Entre Serras e Águas estiveram presentes. Joanópolis, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Jarinu, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti, Vargem e Guarulhos recebem milhares de turistas anualmente.
O Circuito Turístico Entre Serras e Águas tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento e garantir o turismo sustentável e ecoturismo dos municípios integrados, bem como conscientizar as cidades e toda a região da importância da preservação dos recursos naturais. O circuito é regulamentado pela Lei 14.809/2012.
Durante a reunião, ministrada pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) Jundiaí, foi explicada a diferença entre atrativos turísticos e equipamentos turísticos ou infraestrutura. Os representantes também foram orientados a preencher a planilha de hierarquização de atrativos turísticos, a qual segmenta o turismo em cada um dos municípios, chegando a uma nota final.
Em seguida, houve uma visita técnica na praça central para o planejamento do Expo Circuito Entre Serras e Águas, que ocorrerá em Joanópolis de 10 a 12 de novembro. O grupo analisou o espaço e discutiu sobre os atrativos culturais e gastronômicos que cada um vai trazer. O intuito do festival é promover a cultura, a gastronomia e o artesanato das cidades.
Representando Joanópolis, estiveram presentes a secretária de Turismo e Eventos Renilde Romano e a presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) Heloisa Collins.