Muitos shows, atrações culturais, extensa área de alimentação e parque foram atrativos aos milhares de munícipes e turistas
A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Turismo e Eventos, realizou a festa de comemoração ao aniversário de 139 anos do município e de São João Batista, padroeiro da cidade, de 22 a 25 de junho.
Foram quatro dias de festa com muitos shows e atrações divididos em três palcos em locais diferentes: Palco Principal, Palco Joia Rara e Palco Rua Caipira, além do Calçadão onde também houve diversas apresentações culturais que abrilhantaram as comemorações.
Locutores e a equipe da Rádio Festa presentes em todas as apresentações – a maioria simultânea – anunciaram os espetáculos durante todos os dias, informando e alegrando o público.
Cerca de 40 mil pessoas, dobrando este público no sábado (24), aniversário da cidade, tomaram conta das principais ruas do município. Autoridades como o deputado estadual Edmir Chedid (DEM), o deputado federal Herculano Passos (PSD) e o diretor do DADETUR (Departamento de Apoio e Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) do Estado de São Paulo, Antonio Vaz Serralha, também prestigiaram a festa.
Além dos shows e atrações, Joanópolis recebeu o tão esperado – principalmente pelos pequenos – parque de diversões. Havia também as tradicionais barracas de comidas típicas e de variedades, acrescentando-se aí as iguarias apresentadas na Rua Caipira que, com inovações, ofereceu à população mais comodidade. Bandeirinhas, luzes e artesanatos enfeitaram toda a praça central e adjacências, deixando a cidade mais bonita e prazerosa. A fonte luminosa, agora em pleno funcionamento, também atraiu a atenção de quem passava pelo local.
Pensando na segurança e bem-estar do público, foram contratados mais de 100 seguranças, além de viaturas da Polícia Militar, que deram total atenção a todos os locais com maior fluxo de pessoas, prevenindo e impedindo possíveis confusões.
Além do posto de atendimento com equipamentos de emergência e uma maca para os enfermeiros prestarem os primeiros-socorros, foi mantido nos dias do evento uma ambulância em plantão permanente. Nos arredores do local, os banheiros químicos prestaram um serviço rápido e eficiente para o grande público durante todos os dias do evento.
Para garantir a vistoria dos alimentos servidos nas barracas, a equipe da Vigilância Sanitária também ficou de plantão e averiguou a limpeza, procedência e validade das comidas no decorrer da festa, a fim de evitar transtornos.
Adaptações necessárias em barracas e ruas foram realizadas de acordo com recomendações do Corpo de Bombeiros, presença constante nos dias do evento. Agradou bastante a estreia da carreta de chopp, objeto de notabilidade em grandes festas pelo Brasil, a exemplo a Ocktoberfest, em Santa Catarina, e a Festa das Flores, no interior de São Paulo.
Para tornar o próximo evento de 140 anos de Joanópolis e São João ainda melhor, a Prefeitura juntamente com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) ouviu sugestões de munícipes e turistas ao decorrer da festa.
Já está em estudo a possibilidade de trazer mais atrações e shows de artistas renomados para essa comemoração em 2018. A partir do segundo semestre, será iniciada uma reestruturação interna para apoio e acompanhamento de festas e eventos, com o objetivo de se arrecadar mais recursos e manter o município em uma retaguarda turística positiva enquanto Estância Turística.
Confira abaixo os shows e as atrações culturais do evento:
SHOWS
Diversos artistas consagrados locais e regionais estiveram presentes abrilhantando a tão esperada festa durante os quatro dias. Pop, pop rock, rock, MPB, forró, moda de viola, sertanejo universitário, funk, axé e muitos outros ritmos agradaram o público com diferentes gostos musicais.
A quinta-feira (22), primeiro dia de festa, foi iniciada com a apresentação da Orquestra Matutos da Mantiqueira, composta por violeiros no Palco Rua Caipira. No mesmo local, Vanieli Ferreira fez a alegria da galera que gosta de sertanejo.
A Banda Red Fox e Chander animou quem assistia ao show no Palco Principal, com músicas de sertanejo universitário, funk, anos 80 e outros ritmos badalados.
No Palco Joia Rara, o Projeto Acústico atraiu o pessoal que preferiu relaxar ao som de MPB e ritmos mais tranqüilos.
Melo e Marinho no Palco Rua Caipira, Willian Delmondes e Banda no Palco Joia Rara e Leno e Shandi no Palco Principal abriram a sexta-feira (23), segundo dia de festa, com diferentes estilos musicais.
As apresentações da Banda Show Master no Palco Principale da Banda Chicamandú no Palco Joia Rara, com canções de forró, lotaram as ruas. No Palco Caipira ainda teve Mathias e Mário e Rildo e Duplas para esquentar a noite.
Os shows do aniversário da cidade no sábado (24), também receberam centenas de munícipes e turistas. Heitor e Giuliano e a Banda Show Fattus, no Palco Principal, eram as apresentações mais esperadas da noite para quem gosta de dançar.
O pessoal do pop rock, rock e MPB esperavam ansiosamente por Os Improváveis, Diego Dutra – Banda de Um Homem Só, Helena Badaria, Folk Como Ocê Gosta e Juninho Serafrany no Palco Joia Rara.
A galera do sertanejo raiz aproveitou as apresentações no Palco Rua Caipira do Canto da Terra, Folha Seca, Jean Carlos e Gustavo, os Prados, Gustavo Viola e Willians, Carlos Alberto e Paraná, Rubens Miranda e Tony Viola e Wander Wall e Marcinho. Tudo isso acompanhado de uma boa comida caipira servida pelas famosas barracas da rua.
Na manhã do último dia do evento, domingo (25), teve apresentações da Caravana da Viola, com muitos artistas da música raiz, e Matutos da Mantiqueira no Palco Rua Caipira. Juan Diaz também agitou a rua do Palco Joia Rara com muito pop rock.
A noite foi finalizada em grande estilo:o show do cantor Francis Rosa no Palco Principal foi bastante aplaudido e o DjDaviDa fez todo mundo dançar no Palco Joia Rara após o show de Carina Mennitto Trio, participante da segunda temporada do programa musical The Voice, da TV Globo.
ATRAÇÕES
Quem aproveitou todos os dias da festa, pode ver a diversidade das apresentações. Havia atração para todo tipo de público, além das religiosas.
Como não só de shows é feito um evento desse porte, o sábado (24), aniversário de Joanópolis, foi iniciado às 06h com a Alvorada, seguida pela Hora Cívica, o Cortejo Religioso e a Santa Missa na Paróquia São João Batista.
Logo em seguida, o Calçadão foi estreado com a Banda de Santo André, de música instrumental. O Pau de Sebo, típico das festas de São João, arrancou muitas risadas do pessoal que assistia e torcia ansiosamente para os participantes alcançarem o topo da estrutura cheia de graxa e pegar o dinheiro doado por empresários locais.
As apresentações de Hapkido, Caiapó e Studio Paby Fitness prenderam a atenção do público que lotou a arquibancada montada no Calçadão e a escadaria da Igreja Matriz.
Em seguida, houve a Santa Missa e a Procissão de São João Batista, relembrando o sentindo religioso da festa. Fieis se reuniram para agradecer e caminhar pelo município.
À noite o grupo dança Café, quadrilha e balainha impressionou quem passava pelo Calçadão com a beleza dos trajes e da coreografia. A Congada Três Colinas de Franca também encantou o pessoal com passos de dança afro-brasileira religiosa. O dia ainda foi marcado pela volta das tradicionais quadrilhas, que receberam muitos aplausos.
No domingo (25), mais atrações lotaram a praça central e ruas adjacentes. O dia começou com a apresentação do grupo Cia Salve os Três Reis Santos, em seguida do grupo de dança Balainha e do Café e do Xote Pé de Serra (Baião Carimbó). Antecedendo a missa, a Banda Jovem Bom Jesus dos Perdões, de músicas instrumentais, se apresentou.
A Santa Missa deu uma pausa nas apresentações culturais. O Grupo de Capoeira Filhos do Céu retomou as atrações no Calçadão e, para encerrar com chave de ouro, a Banda Musical Municipal de Joanópolis se apresentou e arrancou aplausos da multidão.
Para conferir todas as fotos do shows, clique aqui.
Para conferir todas as fotos das atrações, clique aqui.