Os assuntos foram focos da reunião extraordinária da última segunda-feira (22)
A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), realizou uma reunião extraordinária com os membros na última segunda-feira (22), no Paço Municipal, para tratar sobre questões importantes para o desenvolvimento do turismo no município.
Os conselheiros falaram sobre a importância de se trabalhar o turismo de experiência, que envolve a interatividade: fazer o turista mergulhar nos costumes e tradições de uma região. No caso de Joanópolis, o objetivo é estimular a vivência e o envolvimento com o município e o aprendizado de novas atividades.
Em seguida, os membros analisaram os dados do Inventário de Oferta Turística da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), que está elaborando o PDT (Plano Diretor de Turismo). O inventário consiste no levantamento dos pontos turísticos da cidade.
A presidente do COMTUR, Heloísa Collins, e os demais conselheiros opinaram sobre os itens do Inventário, alterando e acrescentando o que era relevante. O intuito é evitar o excesso de informações no mapa oficial de Joanópolis, que será construído com bases nestes dados.
O mapa será desenvolvido pelo COMTUR. Durante a reunião, os membros deram sugestões para torná-lo funcional. A proposta é regionalizá-lo e colocar uma cor diferente para cada zona. Os pontos turísticos também serão divididos com base na região em que se encontram.