A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Turístico, Econômico, Esportes, Cultura e Lazer, em conjunto com o Setor de Fiscalização, vem a público prestar esclarecimentos à população, comerciantes e visitantes acerca da interdição temporária dos banheiros públicos localizados no pátio da Cachoeira dos Pretos, ocorrida no período de final de ano, esclarecendo que a situação já foi resolvida e que, a partir do dia 10 de janeiro, as instalações estarão plenamente disponíveis para uso.
A medida adotada à época ocorreu por decisão estritamente técnica, no exercício da fiscalização ambiental e sanitária, diante do transbordamento das fossas, situação que poderia resultar no lançamento de resíduos diretamente no leito do rio, configurando risco ambiental e à saúde pública.
Ressalta-se que o Parque da Cachoeira dos Pretos é uma área de preservação ambiental, que exige ordenamento, controle e uso restrito, de modo a garantir a proteção dos recursos naturais, a qualidade das águas e a segurança dos visitantes. A utilização do espaço deve ocorrer de forma consciente e responsável, respeitando sua capacidade de suporte ambiental.
Durante o período de final de ano, o município registrou um fluxo excepcional de turistas, superior à capacidade operacional do sistema de esgotamento sanitário existente, o que tornou necessária a interdição temporária para evitar danos ambientais.
A Administração Municipal atuou de forma rápida e responsável, realizando ações imediatas de limpeza mecanizada, com a retirada de aproximadamente 20 mil litros de resíduos, possibilitando a normalização do uso dos sanitários assim que as condições ambientais e sanitárias foram restabelecidas.
Para minimizar os impactos aos visitantes, a Prefeitura contou com a parceria dos comerciantes locais, que disponibilizaram suas instalações sanitárias ao público
A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis reforça que todas as medidas adotadas tiveram como objetivo exclusivo a preservação ambiental, a proteção da saúde pública e a promoção de um turismo responsável e sustentável, reafirmando seu compromisso com a transparência e o interesse coletivo.