Outubro é o mês da conscientização contra a dengue em Joanópolis!
Nossos dedicados Agentes Comunitários de Saúde e a equipe de Vigilância em Saúde estão realizando a ADL (Avaliação da densidade larvária) durante este mês.
A ADL envolve minuciosas vistorias nos imóveis de nossa cidade, coletando larvas e controlando criadouros do mosquito Aedes aegypti. Este trabalho visa mapear a infestação por bairro, direcionando nossos esforços para reduzir a infestação em áreas específicas.
Além da ADL, a Secretaria de Saúde continua com as atividades de rotina e monitoramento em nossos bairros. Contudo, o combate à dengue não é apenas responsabilidade dos órgãos públicos, é um dever de todos nós. O Aedes aegypti pode se reproduzir em qualquer local com água parada.
Aqui estão algumas medidas simples que você pode tomar para combater esse mosquito:
Evite acúmulo de água parada.
Mantenha recipientes internos e externos sempre limpos.
Tampe cisternas, caixas d’água e outros reservatórios.
Furar e guardar pneus em locais protegidos das chuvas.
Guarde latas e garrafas de cabeça para baixo.
Limpe calhas, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas.
Use desinfetante em ralos externos e internos pouco utilizados.
Encha poços desativados ou depressões de terreno com areia.
Durante nossas vistorias, encontramos inúmeros criadouros do mosquito em todo o município. Faça a sua parte e elimine os focos de reprodução do mosquito em sua casa. O combate à dengue é um dever de todos, e juntos, protegeremos nossa comunidade. Dengue mata! Não permita a vida desse mosquito em nosso lar!