28 JUL 2022
AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE
Dia 28 de Julho: Dia do Produtor Rural
Nesta data, 28 de julho de 2022, comemoramos o DIA DO PRODUTOR RURAL, esse herói anônimo, que em plena pandemia continuou plantando e criando para garantir a Segurança Alimentar, aliadas as boas práticas de produção, zelando pelo solo e pela água que são nossas riquezas imateriais, fator primordial na busca da Produção Sustentável.
Comemoramos também, neste mês, um ano no novo endereço sempre buscando melhorias na Assistência Técnica e Extensão Rural e hoje temos mais técnica do Estado para atender a atualização do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e também para novos programas com recursos à “fundo perdido” para implantação do Programa “BERÇO DAS ÁGUAS” o qual terá divulgação mais detalhada oportunamente.
Após a co-validação do Convênio com a CATI para compartilhamento do uso do prédio e adesão ao Programa Município Agro, a SAAMA (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente) voltou ao prédio e atualmente trabalha em sinergia com o ESTADO;
Em 2021, como resultado desse retorno, fomos muito bem avaliados e conquistamos o 1º lugar no Programa Município Agro- CIDADANIA NO CAMPO, possibilitando ter prioridades no recebimento de repasses, tais como:
 R$ 400.000,00 como premiação pela classificação;
 1 Pick-up 4X4 para atuar na segurança no campo através da OPERAÇÃO DELEGADA, em fase de implementação;
 1 Retroescavadeira;
 1 Caminhão Basculante;
 Programa Melhor Caminho que está em fase de execução ligando Joanópolis à Piracaia “Bairros Pico e Barrocão”;
 Adesão ao Convênio SIMA (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente) com valor aproximado de R$ 700.000,00;
 Na área Ambiental, já obtivemos CNPJ para formalização da Cooperativa COOPREJOÁ e em fase final de implantação os ECO PONTOS no perímetro urbano;
Esclarecemos que a Retro e o Caminhão Basculante deverão ser incorporados a PATRULHA AGRÍCOLA MECANIZADA, visando atender o Produtor Rural nas Estradas Internas (existentes na propriedade) e limpeza e desassoreamento das “Barraginhas”;