03 MAI 2022
CULTURA, TURISMO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER
Equipe da Trilha Transmantiqueira com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Turístico, Econômico, Esportes, Cultura e Lazer realizaram a demarcação do trecho que passará por Joanópolis
Equipe da Trilha Transmantiqueira com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Turístico, Econômico, Esportes, Cultura e Lazer realizaram a demarcação do trecho que passará pela nossa Joia da Mantiqueira!
As trilhas de longo curso estão sendo estruturadas com o objetivo de ser um instrumento de conservação da biodiversidade e conectividade de paisagens; de reconhecer e proteger as rotas pedestres e de outros meios de viagem não motorizados de interesse natural, histórico e cultural; de sensibilizar a sociedade sobre a importância da conexão de paisagens naturais e ecossistemas e de promover a participação ativa na implementação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC); de valorizar o trabalho voluntário no estabelecimento de trilhas de longo curso; de ampliar e diversificar a oferta turística e de estimular turismo em área naturais.
As pegadas amarelas e pretas identificam, sinalizam e conectam as Trilhas que compõem a Rede Trilhas. O objetivo é facilitar a orientação do caminhante, melhor caracterizar a Rede Trilhas e personalizar cada caminho com sua própria identidade utilizando-se de um ícone regional.
A trilha que percorrerá a Serra da Mantiqueira é a Transmantiqueira que tem como símbolo a Araucária (Araucaria angustifolia) com sua pinha estilizada na forma de pegada.
A Trilha Transmantiqueira (TMTQ) terá 1.114 km de extensão pela Serra da Mantiqueira, percorrendo 3 estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), 47 municípios e conectando 37 unidades de conservação, em uma das maiores e mais importantes cadeias montanhosas do sudeste brasileiro.
A Trilha Transmantiqueira foi reconhecida como integrante da Rede Trilhas através da Portaria MMA nº 543/2021. O trabalho de implantação na região teve início em maio de 2019 com a realização do 7º Seminário da Trilha Transmantiqueira em Extrema, neste evento foi criado o Grupo de Trabalho (GT) Serra do Lopo-Pedra do Baú que tem como objetivo a implantação da trilha em parceria com as 7 prefeituras da região (Vargem, Extrema, Joanópolis, São José dos Campos, Camanducaia, Gonçalves e Sapucaí Mirim).
A perspectiva é que estas ações de retomada dos trabalhos se intensificarão nos próximos meses, ampliando os quilômetros sinalizados da trilha de longo curso e sua consolidação nos municípios de Extrema/MG & Joanópolis/SP como instrumento de promoção do ecoturismo local e do estímulo à conservação ambiental.