25 NOV 2021
Semana de conscientização sobre o uso de antibióticos
Nessa semana, acontece a semana de conscientização sobre o uso de antibióticos e a Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre os cuidados que devem ser tomados em relação ao uso desses medicamentos.
A farmacêutica Geysa Soares explica com detalhes sobre uso correto de antibióticos e nos conta melhores informações a respeito deste importante assunto.
Antibióticos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e tratar doenças provocadas por elas, mas as bactérias têm mecanismos para se defenderem quando são expostas repetidas vezes e por longos períodos aos antibióticos. A resistência aos antibióticos é uma defesa natural das bactérias e pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente e para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação. Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antibióticos tanto na saúde humana quanto na dos animais. Por isso, está cada vez mais difícil tratar um crescente número de infecções e a resistência aos antimicrobianos é considerada uma das maiores preocupações globais em saúde pública.
O uso indiscriminado dos antibióticos pode causar danos irreparáveis à saúde do paciente. Todo profissional de saúde tem papel importante na conscientização do uso correto de qualquer medicamento.
Vídeo Vinculado
25/11/2021
Semana sobre a conscienteização do uso de antibióticos