16 SET 2021
Segunda Conferência Municipal de Saúde
Na tarde de hoje (16 de Setembro) aconteceu a 2ª Conferência Municipal de Saúde, evento que contou com a participação pública e com a presença do Prefeito Adauto Oliveira, o Vice-Prefeito Waltinho Ricanelo e a Secretária Municipal de Saúde Edméia Ricanello.
O evento ainda contou com a apresentação da Coordenadora de Vigilância Sanitária Tati Miranda e da Articuladora da Atenção Básica de DRS 7 de Campinas, Amélia Keiko.
A Conferência de Saúde é o espaço democrático de construção de políticas de saúde, compondo o controle social para a deliberação e fiscalização das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). É um momento decisivo para o exercício da democracia participativa e da elaboração compartilhada das políticas de saúde local, que incidem diretamente na vida das comunidades e grupos sociais presentes em nosso município.
Na Conferência de Saúde que a população expressou suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendam às suas necessidades, com o desenvolvimento de políticas mais eficazes. Essas necessidades são expressas em objetivos de médio e longo prazo para o desenvolvimento da saúde pública municipal, estadual, distrital e nacional. Após a realização da conferência, as propostas, debatidas e sistematizadas, devem ser incorporadas no Plano de Saúde Municipal, Estadual, do Distrito Federal e do Ministério da Saúde.