03 AGO 2021
Agosto Dourado
A Campanha Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo a amamentação. Há cerca de 20 anos, entre os dias 1º e 7 de agosto acontecem ações no mundo todo, em prol da amamentação.
Tudo começou em 1990, quando teve início a Semana Mundial de Aleitamento Materno, no encontro da Organização Mundial da Saúde com a UNICEF, gerando um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Após a assinatura desde documento, foi fundado em 1991, a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA). E no ano de 1992, foi criada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, pela WABA.
No Brasil, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, fica sob responsabilidade do Ministério da Saúde. Além de aproximar os laços da criança com a mãe, o aleitamento materno traz diversos benefícios para ambos, um grande valor nutricional para o bebê e ainda melhora a saúde da mãe.
Veja alguns desses benefícios:
✅ Diminui a ansiedade;
✅ Favorece o emagrecimento;
✅ Previne a anemia.
Outro principal fator é a redução da mortalidade, morbidade neonatal e infantil, pois através do leite materno o bebê ganha anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como obesidade, diarreia e infecções respiratórias. O risco da criança contrair alguma doença é menor, mesmo depois que elas param de mamar.
As mães também tem alguns benefícios, como uma proteção maior câncer de mama, de ovário, e o risco de uma hemorragia após o parto é reduzido. Evita a osteoporose e protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto, hipertensão arterial e colesterol alto. Pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e artrite reumatoide.
Amamentação pós parto faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido e diminui o sangramento, prevenindo a anemia materna.